Bronzeado duradouro no verão com os Carotenoides!


Chegamos a época mais desejada do ano - O Verão - Corpos malhados e pele bronzeada são o desejo da maioria das pessoas. Mas junto com uma pele bronzeada podem vir também alguns sintomas desagradáveis, como ressecamento e envelhecimento precoce. Além do protetor solar é essencial que sua dieta também esteja balanceada e que seja rica em antioxidantes, vitamina A, vitamina C e carotenoides.  
Carotenoides são pigmentos naturais amplamente encontrados na natureza, responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Eles estão presentes em algumas espécies vegetais (flores, frutas, verduras e raízes), na corrente sanguínea e em tecidos humanos e de outros animais. Entre suas funções estão a absorção de luz, atividade antioxidante, diminuição do risco de doenças degenerativas e câncer. Entretanto, o que mais chama a atenção dos cientistas é a capacidade que alguns carotenoides apresentam de converter-se em vitamina A no organismo. 
Existem aproximadamente 600 tipos de carotenoides, porém menos de 10% deles são precursores da vitamina A. O betacaroteno é o carotenoide mais ativo e de maior bioconversibilidade no organismo humano. Como a cenoura, vários outros alimentos apresentam essa substância, um antioxidante que quando transformado em vitamina A age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por conferir o aspecto bronzeado.

Comer alimentos ricos em carotenoides, também presente na batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre, favorece um bronzeamento mais rápido. Estes alimentos devem ser consumidos em grandes quantidades (de 15 a 25mg por dia), o que equivale a duas cenouras e um mamão papaia. Mas, também é possível recorrer às cápsulas complementares, que devem ser receitadas por um médico. Além disso, incluir no cardápio alimentos ricos em vitamina C, como acerola, limão, kiwi e laranja, também ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Para saber se você está ingerindo quantidades suficientes de betacaroteno, observe as palmas das mãos. Se estiverem amareladas, é sinal de acúmulo da substância. Os carotenoides também tendem a se depositar em áreas mais oleosas do corpo, como a testa e as costas. Em quem tem a pele muito clara há o risco de surgir um tom amarelado artificial. Já nas pessoas morenas, a coloração produzida pelo nutriente tende a dar um aspecto dourado. Para o estoque na pele diminuir e a coloração desaparecer basta interromper a ingestão. Mas, não se preocupe, pois este pigmento não apresenta efeito tóxico no caso de uma superdosagem quando consumido em excesso. O organismo só irá sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário. 
Para que haja resultado satisfatório no bronzeado, é preciso uma ingestão continuada e anterior à exposição ao sol. As sugestões para refrescar os dias quentes de verão são: 
- Suco de mamão com laranja e cenoura
- Suco de manga
- Suco de damasco 
-Suco de laranja com beterraba
E Viva ao Verão!!
Fonte: minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...