Chocolate: pecado para alguns e benefícios para outros.

     O chocolate é consumido o ano todo, mas nessa época tende a aumentar bastante seu consumo. Associado a esse aumento do consumo também pode vir um aumento no ponteiro da balança!!! Antes de dar dicas para eliminar esse excesso, vamos entender um pouco sobre o que o chocolate tem , sua história e seus benefícios.

        O chocolate é um dos alimentos mais antigos da história mundial. Começou a ser utilizada pelos Maias e Astecas e era conhecido como a bebida preferida dos deuses maias. Era utilizada como alimento e moeda de troca.

    A primeira forma de chocolate foi feita das sementes fermentadas, secas, tostadas e moídas ao que se misturava água, pimenta(Ta aí a origem dessa combinação maravilhosa que é chocolate com pimenta!!!) e farinha de milho.  Chegou a ser adoçada com mel e especiarias mas só virou "barra" na Europa. 

    Já na Europa conseguiu-se extrair a manteiga do cacau, transformando o restante das sementes em pó, daí surge o chocolate sólido feito de manteiga, pó e massa de cacau . A primeira barra comercializada foi produzida pela Companhia Inglesa J.S. Fry & Sons, com um sabor amargo e bruto. Em 1873 inventam o Ovo de Páscoa.  Poucos anos depois surgem os "tabletes de baunilha", doce feito de manteiga de cacau, açúcar, leite e baunilha, conhecido hoje como o "chocolate branco" (que na verdade NÃO é CHOCOLATE!) e que não possui nem de perto as propriedades benéficas do chocolate. 

      Devido ao grande "vício" que o chocolate causava nas pessoas, começam a investigar o que ele tem e em um estudo de 1985 comprova-se que alguns compostos químicos do chocolate afetavam o corpo. Dentre os compostos podemos citar: a dopamina, a fenietilamina e 17 receptores de anfetaminas. Justificando assim o desejo de comer de chocolate.

    Chegando mais perto de nossos dias, hoje vários estudos vem comprovando que o consumo de chocolate amargo pode ser muito benéfico a saúde, dentre eles podemos citar:
- redução da pressão arterial; 
- emagrecimento, saciedade; 
- efeito antiinflamatório; 
- causa sensação de bem estar porque aumenta a produção de serotonina, etc.

    Mas vale lembrar que todos esses efeitos maravilhosos estão em maior concentração no chocolate amargo, e quanto mais amargo melhor e quanto menos cacau mais o chocolate terá gordura, açúcar e leite que podem causar efeito contrário aos citados.

Chocolate sim, mas com moderação - 30g/dia é o suficiente. E essa quantidade já fornecerá cerca de 18g da ingestão diária de gorduras. Entao se exagerar no chocolate compense isso consumindo menos gordura ao longo do dia. Mas chocolate também não tem carboidrato? alguns podem se perguntar. Sim, também contém carboidratos e se for na versão ao leite ou branco, conterá mais ainda. 

Para driblar os excessos :

- Procure aumentar o consumo de frutas e verduras no dia seguinte a farra do chocolate, as fibras, vitaminas e minerais vão lhe ajudar a desintoxicar, impulsionar o funcionamento intestinal, além de te deixar mais saciada e consequentemente com menos vontade comer de novo!
- Aumento o exercício físico para aumentar o gasto energético, aumentando a queima calórica
- Consuma bastante água
- Procure retirar as "sobras" de chocolate de perto de você. Esconda-as ou as compartilhe com seus amigos e familiares. Não deixe nada na mesa de trabalho ou na cabeceira da cama. Você corre um grande risco de comer muito além do que precisa!!
- Não vá às liquidações de chocolate nos supermercados. Lá você vai encontrar preços convidativos que não verdade só vão te fazer comprar e comer mais chocolate(além das 30g recomendada). Gaste esse dinheiro comprando uma roupa nova para ir malhar, correr ou dar uma caminhada ou quem sabe um novo squeeze para levar nos seus treinos!!

Recomendações de Chocolates(testados e aprovados!!!)

Chocolate Amargo com pimenta vermelha - Lindt
Dark Chocolate - Hershey's
Chocolate amargo 70% cacau - Kopenhagem
Gold Amargo 70% cacau - Nestlé
Chocolate amargo com amendoas  Talento Intense - Garoto
Chocolate amargo 54% cacau sem açúcar e sem lactose - Salware
Tem um na Cacau Show sem lactose e sem glúten, mas não encontrei quanto ele tem de cacau. Assim que eu provar aviso!

Grande abraço e bom apetite!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...