Novas diretrizes para diabéticos


Endocrinologistas clínicos lançam novas diretrizes para diabéticos



A Associação Americana de Endocrinolgistas Clínicos (AACE) acaba de liberar novas recomendações  que realçam a necessidade de um tratamento personalizado e cuidados abrangentes para as pessoas com diabetes. Até o momento, esta forma de tratamento tem sido negligenciada, segundo os especialistas reunidos do 20th Congresso da Associação em 15 de Abril de 2011.  

As novas orientações,destacam não apenas o controle da glicemia, bem como o controle das co-morbidades, tais como: níveis elevados de lípides e da pressão arterial. Nos Estados Unidos apenas  7 a 13% dos pacientes tem valores aceitáveis de glicose, colesterol e pressão arterial. Estes pacientes devem também realizar tratamento com aspirina.
Além disso, as diretrizes apontam  a importância do tratamento da depressão e da apnéia do sono e também modificam os critérios para o diagnóstico do diabetes e  do diabetes gestacional.  A obesidade e as mudanças do estilo de vida são, mais uma vez, incluídos como componentes essencias do tratamento. A cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes com IMC acima de 30 ou 35 kg .
Estas novas diretrizes são escritas no formato pergunta-resposta  e desenvolvidas por 23 líderes de  especialistas em diabetes nos Estados Unidos. Foram liberadas no começo de abril e recentemente publicadas na revista médica Endocrine Practice. A SBD ainda não se pronunciou sobre as mesmas. A sua aplicação no Brasil deve ser feita com ressalvas.

A meta de hemoglobina glicada é de 6.5% e deve ser perseguida realizando um tratamento eficaz, evitando os riscos de hipoglicemias severas. É ressaltado a importância da abordagem nutricional, a atividade física, o abandono do fumo, a quantidade e qualidade do sono. Todos estes fatores devem ser discutidos com os pacientes, mesmo na fase de pré-diabetes.
Estas novas diretrizes devem levar tempo para serem disseminadas.  Espera-se que estas normas contribuam para um melhor tratamento dos diabéticos e mudanças nas atuais condutas dos médicos.
As diretrizes da AACE, na sua íntegra, podem ser lidas em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...