Você é 12 por 8?


Você já aferiu sua pressão arterial esse ano? Seja por curiosidade ou por prevenção, saiba que tal ação pode salvar sua vida e atuar como preventivo de várias complicações no futuro. E  não pense que essa doença só afeta pessoas  com mais de 60 anos..você deve e pode fazer isso em qualquer idade!! 

O alto nível de stress do dia-a-dia, obesidade/sobrepeso, consumo altíssimo de gorduras saturadas, alimentos industrializados e sal, além da ausência de atividade física = aumento do número de pessoas com hipertensão no mundo.

A pressão arterial nada mais é que a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. Ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelos vasos

Pressão Normal = é igual ou inferior a 12 por 8 = máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg) 
Hipertensão Arterial = os valores são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9)
Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes, ou pré-hipertensão, e podem merecer tratamento em alguns casos.

      Ter pressão alta pode causar:  infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses!!!!

Mas a nutrição pode te ajudar a controlar  a hipertensão e aumentar sua expectativa de vida...e nem pense que com isso a comida ficará " sem graça"!! Siga estas dicas de temperos e combinação de ervas e tenha uma vida mais saudável e saborosa!!


Bouquet Garni – amarre algumas ervas como se fosse um bouquet com um fio de barbante ou pegue uma gaze, coloque as ervas frescas ou secas(em proporções iguais) dentro, amarre as bordas e deixe dentro da panela durante a cocção. Ao final do preparo retire a gaze e descarte. Todo os sabores e aromas passam para o alimento preparado e assim você reduz o uso do sal.



Para carne bovina
 Louro, salsa, tomilho /  Orégano, louro, alho e 1 tira de casca de laranja /  Tomilho, segurelha, manjerona. 
Para carne suína
Sálvia, aipo, salsa e tomilho /  Alecrim e segurelha / Tomilho-laranja, estragão e louro. 
Para peixe
Salsa, estragão, tomilho e 1 tira de casca de limão / Funcho, louro e tomilho-limão / Endro, salsa, cebolinha e erva cidreira. 
Para legumes
Orégano, tomilho, salsa e sálvia /  Aipo, segurelha, estragão e salsa /  Louro, alecrim e manjerona. 
Ervas de Provence: é uma mistura variável de ervas secas. Receitinha básica mas que pode ser alterada conforme seu gosto.


3 col sopa de tomilho
2 col sopa de manjerona
1 col chá de alecrim
1 col sopa de segurelha
1 col chá de flores de alfazema 

Moer ou triturar as ervas e guardar em frasco hermético.
Se não encontrar as ervas, você consegue comprar já pronto em qualquer supermercado na sessão de temperos secos.


Pimenta de ervas: Vai bem com: tubérculos, recheios de frango e sopas de Inverno. Pode ser combinado com alho e casca de laranja.
1 col sopa de alecrim seco
1 col sopa de tomilho seco
1 col sopa de manjerona seca
1 col sopa de pimenta do reino branca ou preta
1 col sopa de pimenta calabresa

Triturar ou moer e guardar em um pote hermético.
Bom apetite e aproveite bem sua refeição!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...