Força extra para o fígado.

           Se você anda exagerando no consumo de carboidratos, bebidas álcoolicas e gorduras talvez seu fígado não esteja ficando muito feliz com isso..Nessas situações ocorre uma sobrecarga no orgão, que tende a causar sintomas como dores de cabeça, mal-estar, enjoos, etc.. Mas existem formas na alimentação de reverter essa situação. Segundo um estudo de nutricionistas brasileiros o consumo de determinados alimentos 2x/dia pode reduzir o estrago causado pelos excessos. E o melhor: a sensação de melhora é quase imediata. 

         Eu uso com os pacientes que apresentam esses sintomas e também com aqueles que apresentam gordura no fígado - a chamada esteatose hepática, que pode vir de um consumo excessivo de bebidas álcoolicas ou pelo ganho de peso excessivo. Tal quadro pode evoluir para uma cirrose se não tratado rapidamente. 
         
         Vem crescendo o número de casos de esteatose hepática em pessoas que são "aparentemente" magras, mas que apresentam aquela "gordura abdominal"..Tal godura visceral, pode se infiltrar entre os órgãos e chegar nas células hepáticas, causando assim a doença e reduzindo a funcionalidade do fígado.

         O nutriente responsável por essa limpeza é o enxofre, que está em grande quantidade nos alimentos de cor verde escuro, como: couve, brocolis, agrião. Também podemos citar as carnes magras, a lentilha, o feijão branco e o grão de bico que ricos em leucina e cisteína(aminoácidos) contribuem para fortalecar as enzimas hepáticas e assim regenerar seu fígado. Vegetais e frutas de coloração arroxeada como repolho roxo, beterraba, amora, mirtilo, uvas roxas com potencial antiinflamatório e os alcalóides da rúcula, almeirão, mostarda e agrião que são desintoxicantes também fazem sua parte no processo de melhora hepática. Os chás de boldo e carqueja, desde que feitos em forma de infusão também são ótimas alternativas para deixar seu fígado 100%. 





Suco Verde para o Fígado

Ingredientes:
1 folha de couve;
1 talo pequeno de salsão;
1 cenoura pequena com casca;
1/2 maçã ou 10 uvas roxas (retirar sementes para não amargar);
10 folhas de hortelã ou 1 col rasa de chá de gengibre fresco ralado para dar um toque refrescante;
200ml de água de coco(natural, nada de caixinha) ou água mineral.

Preparo: Liquidificar e consumir em seguida. Preferencialmente não coar para aproveitar toda a fibra, se achar que fica um volume muito grande,  coe uma parte e misture ao restante sem coar. Não adoce com nada, nem açúcar e nem adoçante. A cenoura, uvas ou maçã já vão deixar o suco bem docinho..não precisará usar nada para adoçar!!

Bom apetite e seu fígado agradece!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...