Bom Sono = Beleza e Hormônios Controlados.


Quando pergunto aos meus pacientes como anda o sono deles, muitos me olham assustados..para que saber disso?? Pois é, saibam agora que o sono tem papel importantissimo na regulação hormonal, controle do apetite e beleza da pele.
Nossas avós já sabiam, mas a relação entre o sono e a aparência acaba de ser provada cientificamente. Um estudo publicado no periódico "British Medical Journal" mostra que dormir bem deixa a pessoa mais atraente.
Neurocientistas da Instituto Karolinska, na Suécia, fotografaram 23 pessoas em dois momentos: após uma boa noite de sono, e após 31 horas seguidas de vigília. Observadores, que ignoravam o objetivo do estudo, avaliaram as imagens, mostradas aleatoriamente para que a ordem não influenciasse as considerações. As fotografias também tinham um padrão - ninguém usava maquiagem e todos tinham a mesma expressão.
Os observadores acharam as pessoas menos atraentes, menos saudáveis e mais cansadas nas fotos feitas quando elas foram privadas de sono. Durante o sono, o organismo produz hormônios que renovam a pele. Os principais são o GH (hormônio de crescimento) e o ACTH, hormônio que controla a produção de cortisol.
Quando não há repouso adequado, o corpo secreta hormônios associados ao estresse que alteram funções e levam à vasoconstrição, deixando a pessoa pálida e com aparência cansada.
Mais do que a quantidade, importa a qualidade do sono, especialmente na fase REM, em que o repouso é profundo, de acordo com o neurologista Rubens Gagliardi. Se o organismo não entra nessa fase, neurotransmissores são produzidos de forma anormal, desregulando a secreção de hormônios.
Os hormônios citados na pesquisa, interferem na sua saúde como um todo e não somente na pele, quando alterados podem acelerar ou desacelerar alguns processos, como por exemplo:
GH - conhecido mais comumente como hormônio do crescimento, é anabólico, sem ele ser liberado adequado, você poderá não ficar tão atraente como também não conseguirá ter um bom crescimento muscular. Ja passou por uma fase pesada de treino sem resultado?? será que não foi por falta de sono reparador?
Cortizol - também conhecido comumento como "hormônio do stress". Em situações especificas ele é benefico, mas quando liberado em doses muito altas e de forma crônica, causam acúmulo de gordura corporal e adivinha aonde é?? na barriga e de forma visceral!! a pior de todas!!
Neurotransmissores - Principalmente a serotonina, responsavel pelo nosso humor, felicidade e acreditem, ela também controla a fome!!! Serotonina baixa além de te deixar mais triste, também te faz engordar, causando aumento na compulsão alimentar principalmente por doces!!!
Resumindo: durma bem e de forma reparadora, tenha bons hábitos alimentares, forneça o substrato correto para os seus músculos, pele e cerébro funcionarem corretamente. Do contrário nenhum esforço será válido!!!
Boa semana!!!
Fonte Adaptada: Folha Online - Mariana Versolato / Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Boa Notícia - Chocolate Amargo pode melhorar capacidade aeróbia!!



Imagine comer um bom chocolate em vez de sair para correr e ainda melhorar o fôlego. Pois um estudo conjunto de três universidades americanas e uma mexicana, publicado no "Journal of Physiology", comprovou que o consumo diário de pequenas doses chocolate amargo aumenta a capacidade aeróbia mais do que exercícios em esteira.
Os ratos que foram suplementados com uma substância antioxidante presente no chocolate - um tipo de flavonoide chamado epicatechin -  tiveram um aumento na capacidade aeróbia superior ao apresentado pelos ratos que fizeram exercícios em esteira por 15 dias. Mas os melhores resultados ocorreram nos ratos que se exercitaram e tomaram o suplemento de epicatechin.
O suplemento do flavonoide provocou aumento da densidade de capilares nos músculos, que levam sangue para que as células consigam manter o exercício. A suplementação não aumentou a força e o tamanho dos músculos, mas os deixou mais resistentes à fadiga. A capacidade cardíaca também foi melhor nos ratos tratados com o suplemento e eles apresentaram melhores resultados na esteira. Além disso, o número de mitocôndrias nos músculos das pernas e do coração aumentou, melhorando a capacidade do músculo de utilizar o oxigênio para trabalhar.
Estas alterações não melhoram apenas a performance nos exercícios aeróbios, mas também estão ligadas à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas. O flavonoide epicatechin pode ser encontrado em qualquer chocolate, mas em quantidades muito pequenas e com muita gordura, o que diminui os benefícios. Já no chocolate amargo - alta concentração de cacau - ele pode ser encontrado em maior quantidade e associado a uma menor quantidade de gordura, trazendo mais benefícios para a saúde.
Segundo os autores do estudo, estas descobertas podem auxiliar na elaboração de tratamentos para pessoas com problemas de fadiga muscular.
Fonte: noticias.uol.com.br
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