Opções Macarrônicas

            Aqui em Brasília abriram a torneira do céu...chuva sem parar por 2 dias direto!!!E vamos combinar que chuva pede uma comida bem quentinha e feita na hora, e nada melhor que um belo macarrão ao sugo!!! hummmmmmm.....e se for feito da maneira correta, não irá jogar sua dieta pelo ralo, pelo contrário, pode até te ajudar no processo!

         O grande segredo do macarrão é o tipo de massa e o molho que o acompanha. A farinha de trigo que comemos no Brasil é enriquecida com ferro e ácido fólico, nutrientes importantes para as mulheres em fase reprodutiva, e se essa massa for integral ..BINGO!!! O macarrão integral tem alto teor de fibras, estas por sua vez, desaceleram a absorção do carboidrato e promovem maior saciedade e o grão integral ainda possui vitaminas e minerais que no caso do macarrão comum são descartados no processamento. 




- 1 xícara de macarrão integral tem cerca de 200 calorias, some isso a um molho de tomate e uma proteina magra, pronto!!! Refeição completa!!

           Claro que se você for colocar molhos a base de queijo, branco ou rosé suas Kcal irão pular lá pra cima, então CUIDADO COM O MOLHO!!!! ele sim pode ser o vilão na sua dieta e não o coitado do macarrão!!!

            Outra dica legal é que nem todo macarrão é feito de farinha de trigo. Para os que não podem consumir o glúten existem diversas opções saudaveis e saborosas, como por exemplo:

- Macarrão de trigo sarraceno - ele tem um sabor mais forte e cor mais escura. Combina bem com molhos a base de cogumelos e carne. Não possui colesterol e nem glúten.

- Macarrão Shiritaki - É feito de uma especie de inhame japonês. De sabor neutro e vai bem com molho pesto. Tem uma textura bem gelatinosa.

- Macarrão de arroz integral - de textura leve e aveludado e sem nadinha de glúten e muitas vitaminas e minerais. Combina com molho de tomate e pesto. Hoje em dia já tem em quase todo supermercado. 

- Bifum - também é feito de arroz e tem uma textura bem fininha. Cozinha em poucos minutos em agua quente, muito parecido com o harussame. Combina bem em saladas e molhos a base de azeite. Eu uso até no missô.

- Macarrão harussame - feito de feijão, é encontrado na forma de filamentos bem finos, quase transparentes. Antes de serem utilizados devem ser amaciados em água fervente por poucos minutos. Costumo usá-lo em saladas e no rolinho vietnamita. Este também não contém glúten.

Bom apetite e Boa Semana!!


Break saudável para os lanches intermediários

         Todo mundo já deve ter ouvido falar ou leu em algum lugar que devemos fazer lanches intermediarios entre as grandes refeições(café da manhã, almoço e jantar), mas que lanche é esse??? e quanto devemos comer?? Vejo muitas pessoas errando na composição deste lanche, comendo demais ou de menos. 
        Claro que tudo depende do seu estilo de vida e nivel de exercicio fisico. Mas o mais importante é se lembrar de que ele deve existir. Um dica muito pratica e saudável é comer oleaginosas nesses intervalos. São super saborosas, ricas em gorduras do bem, proteínas e quase nada de carboidratos.

As mais conhecida é a Castanha do Pará, mas também temos o pistache, amêndoas, nozes, amendoin, macadâmia e avelã. 
Na hora de montar o kit mix de oleaginosas, lembre-se de que estas gostosuras também são bem calóricas, então não pode consumir muito, ok!!

Fique de olho nas calorias e monte o mix para um break saudável no meio da tarde!!

Castanha do Pará = 6 unidades contém 186 Kcal
Pistache = 49 unidades contém 159 Kcal
Amêndoas = 23 unidades contém 163 Kcal
Nozes = 14 metades contém 185 Kcal
Amendoin = 28 unidades contém 166 Kcal
Avelã = 21 unidades contém 178 Kcal.



Notem que elas não são hipocalóricas, por isso moderação no  consumo. E ainda vale lembrar que a castanha do pará é rica em Selênio. Este nutriente quando em excesso no organismo causa intoxicação e pode causar problemas neurologicos e hormonais. Então a dose diária é que vai ditar o seu efeito benefico ou maléfico!!! 

Para conseguir adequar o seu consumo alimentar procure sempre uma nutricionista capacitada para calcular suas reais necessidades de nutrientes e lembre-se SEMPRE , o que é bom para o seu amigo pode ser um veneno para você. Avaliação individual é essencial para um bom resultado e uma saúde plena!!!

Grande abraço!!


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