Opções Macarrônicas

            Aqui em Brasília abriram a torneira do céu...chuva sem parar por 2 dias direto!!!E vamos combinar que chuva pede uma comida bem quentinha e feita na hora, e nada melhor que um belo macarrão ao sugo!!! hummmmmmm.....e se for feito da maneira correta, não irá jogar sua dieta pelo ralo, pelo contrário, pode até te ajudar no processo!

         O grande segredo do macarrão é o tipo de massa e o molho que o acompanha. A farinha de trigo que comemos no Brasil é enriquecida com ferro e ácido fólico, nutrientes importantes para as mulheres em fase reprodutiva, e se essa massa for integral ..BINGO!!! O macarrão integral tem alto teor de fibras, estas por sua vez, desaceleram a absorção do carboidrato e promovem maior saciedade e o grão integral ainda possui vitaminas e minerais que no caso do macarrão comum são descartados no processamento. 




- 1 xícara de macarrão integral tem cerca de 200 calorias, some isso a um molho de tomate e uma proteina magra, pronto!!! Refeição completa!!

           Claro que se você for colocar molhos a base de queijo, branco ou rosé suas Kcal irão pular lá pra cima, então CUIDADO COM O MOLHO!!!! ele sim pode ser o vilão na sua dieta e não o coitado do macarrão!!!

            Outra dica legal é que nem todo macarrão é feito de farinha de trigo. Para os que não podem consumir o glúten existem diversas opções saudaveis e saborosas, como por exemplo:

- Macarrão de trigo sarraceno - ele tem um sabor mais forte e cor mais escura. Combina bem com molhos a base de cogumelos e carne. Não possui colesterol e nem glúten.

- Macarrão Shiritaki - É feito de uma especie de inhame japonês. De sabor neutro e vai bem com molho pesto. Tem uma textura bem gelatinosa.

- Macarrão de arroz integral - de textura leve e aveludado e sem nadinha de glúten e muitas vitaminas e minerais. Combina com molho de tomate e pesto. Hoje em dia já tem em quase todo supermercado. 

- Bifum - também é feito de arroz e tem uma textura bem fininha. Cozinha em poucos minutos em agua quente, muito parecido com o harussame. Combina bem em saladas e molhos a base de azeite. Eu uso até no missô.

- Macarrão harussame - feito de feijão, é encontrado na forma de filamentos bem finos, quase transparentes. Antes de serem utilizados devem ser amaciados em água fervente por poucos minutos. Costumo usá-lo em saladas e no rolinho vietnamita. Este também não contém glúten.

Bom apetite e Boa Semana!!


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