Ghee - O Alimento de Ouro


C:\Users\Usuario\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.IE5\VTNP1KON\ghee2.jpgC:\Users\Usuario\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.IE5\LSW7TS6J\How_to_eat_ghee_in_different_food.jpg
Ghee- O Alimento de Ouro

ghee (lê-se “ghi”), ou manteiga clarificada, é a gordura pura do leite. Produzido de forma artesanal, é o resultado da retirada da água e das partículas sólidas presentes na manteiga. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose. Assemelha-se à manteiga de garrafa sendo que o ghee pode ser armazenado por muito mais tempo e não contém sal.
ghee faz parte da culinária indiana, sendo usado como antídoto para pratos apimentados, considerado um ótimo substituto para os óleos utilizados na cozinha, na produção dos alimentos. O ghee suportatemperaturas muito mais elevadas que os demais óleos vegetais e, desta forma, não se transforma produzindo toxinas para o organismo quando aquecido. Pode ser consumido da mesma forma que a manteiga tradicional e quando acrescentado aos alimentos, o ghee desprende um aroma agradável e realça o sabor dos temperos e especiarias.
Na medicina ayurvédica, o ghee é usado para massagem e considerado uma Rasayana (alimento que promove longevidade e rejuvenescimento) e são relatados inúmeros benefícios para a saúde com o consumo de ghee . O ghee serve como condutor dos nutrientes dos alimentos e das ervas às camadas mais profundasde todos os tecidos do corpo. É um tônico para o organismo, melhora a flexibilidade, lubrifica as articulações e fortalece o sistema imunológico aumentando a vitalidade e o prazer pela vida.

Apesar de ser uma gordura prioritariamente saturada, é rico em ácidos graxos de cadeia curta que são facilmente digeríveis e tem funções importantes como a nutrição da mucosa do intestino, o que interfere diretamente na nossa absorção de nutrientes e consequente nutrição de todo o corpo, em especial do sistema nervoso, pois muitas substâncias importantes para este sistema são produzidas no intestino, que tem sido chamado por pesquisadores de “segundo cérebro”. Esta nutrição do intestino também facilita o trabalho do nosso sistema imunológico, articular e endócrino. Contém cerca de 20% de gorduras monoinsaturadas, mesma categoria das gorduras predominantes do azeite de oliva.

Fonte:
Daniel Pereira Mendes (Veet Abhiru)
Médico e Terapeuta Ayurvédico
Onde encontrar: BIOON ECOMERCADO
Encomendas: danmedintegral@gmail.com (61) 85017329


SUGESTÃO PARA O USO DO GHEE

Receita batida de Amêndoas
(Melhora o Sistema Imunológico e Vitalidade)

10 amêndoas, no mínimo, de molho em água da noite para o dia;
Os mais com mais sensibilidade digestiva, retirem as cascas pela manhã
Gengibre e cardamomo em pó- uma colher de café de cada;
Açafrão espanhol- uma pitada;
Mel a gosto;
Uma colher de sopa de ghee;
Leite orgânico ou leite vegetal
Aquece o leite com os temperos, depois bata no liquidificador  até não restar mais resíduos das amêndoas. Acrescente mel e tome imediatamente.
Tomar 1 a 2 copos por dia.
É uma delícia...
Desfrute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...